PrincipalEmpresaMarketing CulturalLeis de incentivoContatoPatrocinadoresProjetos

  Marketing Cultural

O marketing cultural ajuda a sua empresa a interagir melhor com a sociedade, fortalecendo a sua participação no mercado.

Tudo por amor à arte.



Em termos etimológicos, marketing é uma palavra inglesa que significa "mercanciando", "mercadejando", "realizando vendas". Com a complexidade crescente das relações comerciais, modernamente marketing passou a designar a ciência preocupada com a produção de vendas, quer de produtos, quer de serviços, ou mesmo da imagem de uma empresa ou instituição.

O marketing se baseia em estudos do comportamento do consumidor, da geografia do mercado e da combinação entre mercado e consumidor, influenciando na criação, desenvolvimento e venda do produto ou serviço que a empresa deseja comercializar. Os instrumentos que permitem ao marketing influenciar decisivamente nas vendas são: pesquisa de mercado, pesquisa de comportamento dos clientes, pesquisa das necessidades dos clientes, modelos de comercialização, estrutura de preços, pontos de venda, divulgação (comunicação e propaganda), promoções e relacionamento da empresa com os clientes.

Marketing Cultural é uma relação de negócios na área da comunicação. Uma ferramenta atualmente imprescindível no seu mix de marketing, que se diferencia de outras ações como propaganda e promoção, pela possibilidade de ter o seu custo subsidiado através da renúncia fiscal.

Trata-se da utilização de elementos culturais e artísticos, com o objetivo de agregar à imagem da empresa um valor de mercado que transforme o produto ou serviço comercializado num item mais interessante e desejável. Permite associar sua imagem corporativa com a arte, demonstrando aos clientes que sua empresa dá valor à importância que as artes detêm na mentalidade social, transmitindo ao público uma imagem positiva de envolvimento com a cultura e com a comunidade.

Cabe ao especialista em marketing cultural formular as estratégias e planejar as iniciativas que relacionem positivamente a imagem e a marca de uma empresa – e naturalmente os produtos e serviços que ela comercializa –, à produção cultural e artística.

Atualmente o Marketing Cultural é estimulado por uma série de leis de incentivo, permitindo grande economia nos investimentos realizados na área de comunicação: convertendo parte dos impostos a pagar em verbas de patrocínio, a sua empresa ajuda a viabilizar a cultura nacional, podendo assinar ou até mesmo dar nome a projetos culturais em áreas como música, cinema, teatro, literatura, artes plásticas, dança, circo, preservação do patrimônio histórico e tantas outras.